segunda-feira, 14 de abril de 2008

Momento Filosófico - Episódios I e II

Bem... Para começar, aqui estou eu postando uns textos que eu escrevi no orkut e gostei mucho.

Episódio I - Por Enquaaaa...aaaaanto

Quando ouvi dizer que "o pra sempre sempre acaba", comecei a pensar, um pensamento besta e muito bobo, "se é pra sempre, como pode acabar?". Claro que se trata de uma metáfora, mas não creio que eu saiba o que é eterno, o que é infinito. Acho que ninguém ao certo sabe. Dizem que o tempo é infinito, mas o tempo que eu usei para escrever isto ficou no passado, congelado pra sempre (ih! Já usei o "pra sempre" de novo), uma condição que não se pode mudar. Mesmo que tenha durado horas, ou minutos, ou segundos, ou frações de segundo, ficou pra trás pra sempre, ou seja, não é infinito.

Mas se um segundo é composto de dez décimos, o mesmo que cem centésimos, o mesmo que mil milésimos de segundo e assim adiante, o tempo que levou para 0,9999... (contidos nessas reticências inúmeros outros 9s, que acabam lá no infinito (de novo)) virar 1 segundo foi infinito, mas mesmo assim durou só um segundo. Mas se um simples segundo já é eterno, então o "pra sempre" foi eterno, mas acabou de acabar, passado esse segundo. Tudo é eterno e infinito ao mesmo tempo que acaba e é finito. Tudo aconteceu no pra sempre e pra sempre vai acontecer, afinal, "o tempo não pára", mas isso já é outra música...

----------------------------------------------------------------

Episódio II - "Que seja eterno enquanto dure"

É o que sempre dizem quando querem um momento feliz. E em minha recente rotina Socrática de questionar tudo que vem pronto, decidi desta vez questionar essa frase.

Já dizia o gênio da física Albert Einstein que o tempo é relativo. Em suas próprias palavras, "Um minuto pode parecer segundos ao lado de uma mulher bonita, mas horas sentado numa chapa quente". Bem... Podem essas não serem suas exatas palavras, mas a idéia nem um pouco foi modificada. E é exatamente sobre isso que eu quero falar. Afinal, se fazemos algo que gostamos, não vemos o tempo passar, mas fazendo algo chato, o tempo parece congelado. Mesmo assim querem que seja eterno enquanto dure? Bom... pra mim, que fique eterno só no passado, por que este momento, eu quero que seja o mais breve possível, afinal, quem sou eu para questionar Einstein?

...

Quem sabe um dia?

Nenhum comentário: